Muito consumido nos países do mediterrâneo, o tomate também possui uma boa aceitação pelos brasileiros. Nas receitas ele é um ótimo acompanhamento de uma salada de grão de bico, de alface, de feijão branco, ou mesmo uma boa pizza. Uma outra preparação é o famoso molho de tomate, que tem seu lugar reservado em vários pratos.
O glamuroso alimento possui um componente importante: o licopeno, uma vitamina que combate os perigosos radicais livres, e estes são pejudiciais ao organismo, afetando da seguinta maneira: danificam células, podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de câncer e certas doenças crônicas, como a diabetes, e acelera o processo de envelhecimento do organismo.
O licopeno atualmente é um dos mais potentes antioxidantes e está presente, além do tomate, em alimentos de cor vermelha, como goiaba, melancia e pitanga. Mas, é o tomate o alimento com as maiores fontes de licopeno. Quando o tomate é processado, o licopeno se torna mais biodisponível no nosso organismo.
É válido destacar que quanto mais maduro o tomate, maior a concentração de licopeno.
Dica: consumir tomates, principalmente a forma processada do alimento. Por exemplo, o molho ou o suco de tomate.
Curiosidade: a perfeita combinação tomate e manjericão surgiu porque esta erva, com seu cheiro característico, era plantada perto do tomate para espantar as moscas brancas que dizimavam os tomateiros.
Peixe ao molho de tomate
Ingredientes:
1kg de filé de peixe de sua preferência
-1 lata de molho de tomate
-1 vidro pequeno de leite de coco
-1 copo de requeijão
-100g queijo ralado
-1 limão sal alho, pimenta e coentro
Modo de Preparo:
Tempere o peixe, com limão, alho, sal, pimenta e o coentro (reserve). Coloque no liquidificador, o molho de tomate, o leite de coco e o requeijão, batendo até formar um creme.
Disponha o peixe em um refratário untado com azeite de oliva, coloque o creme em cima, leve ao forno por mais ou menos uns 20 minutos, coberto com papel alumínio.
Depois retire o papel e coloque o queijo ralado deixando mais uns 15 minutos para gratinar. Acompanha, arroz branco e batata doré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário