segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Olha a jabuticaba docinha!

Subir em um pé de jabuticaba e colher uma “bacia” dessa deliciosa frutinha é um privilégio dos brasileiros. Quando começamos a comer a "pretinha" de polpa macia, esbranquiçada e suculenta fica difícil de parar.

Parece que a jabuticaba não tem nenhum nutriente... Mas isso é um engano! Ela possui uma quantidade considerável de magnésio e fósforo. Há também a combinação perfeita entre vitamina C e ferro, o que transforma a fruta em um combatente da anemia.

O maior problema da frutinha (se é que podemos chamar de problema) é que a jabuticabeira fica muito carregada quando floresce. Ou seja, é tanta “pretinha” em uma árvore que algumas perdem rapidamente, já que a frutinha é muito
perecível.

Mas, fiquem tranqüilos em relação ao desperdício. Graças as vovós, existem receitas deliciosas para aproveitar bem a jabuticaba. Geléias, licores, batidas, bombons... Hum!! Bem, é melhor parar por aqui.

Dica: Comer muita jabuticaba para ajudar no combate da anemia.

Mito ou verdade? A vovó sempre diz que temos que comer a cada 7 jabuticabas 1 casca para não ficar com prisão de ventre. A vovó tem toda razão. É VERDADE! A casca da jabuticaba possui fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. Mas lembre-se de tomar água, pois a fibra só tem efeito com a ingestão da água. Caso contrário, a prisão de ventre aumentará.

Geléia de jabuticaba


Ingredientes:

- 1kg de jabuticaba
- 500g de açúcar
- 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferver a jabuticaba no litro de água. Bata no liquidificador e depois coe. Queimar o açúcar até ficar no ponto de caramelo mole. Adicionar o que foi coado e mexer até ficar cremoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário